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jun 252015
 

Estamos na ressaca pós E3 sem muito o que falar dessa vez, então gastamos um tempo para responder as perguntas atrasadas e falar de joguinhos que temos jogado!

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  • Apenas respondendo a pergunta:

    Wii: 10 Gflops
    PS3: 234 Gflops
    360: 236 Gflps
    Wii U: 400 Gflops
    XONE: 1.3 Tflops
    PS4: 1.8 Tflops
    R9 270X / GTX 770: 2.5~2.8 Tflops
    Fury X / GTX 980ti: 8~8.6 Tflops

    • id

      algo me parece errado aí… Não parece que estão considerando a GPU do wiiu pra baixo. Eu li que o Wii tinha 60gflops uma vez

      edit: Que bizarro…….. Se o ps3 é pior que um 360, por que raios os jogos são mais bonitos??? tem alguma coisa não entrando nessa conta… mas seja como for, vai pra errata

      edit2: encontrei!

      segundo a própria wikipedia (com seus links hehe)
      x360:

      CPU 115.2 ( https://en.wikipedia.org/wiki/Xbox_360_technical_specifications )
      GPU 240 ( https://en.wikipedia.org/wiki/Xenos_(graphics_chip) )
      total 355.2 gflops

      PS3

      aqui a coisa complica porque o que eu constatei num linux rodando no PS3 é diferente do que está na wikipedia… O ps3 tem um processador de 10 nucleos. Um genérico dual core e 8 processadores sinergéticos. Segundo a wikipedia um 1 processador sinergético funciona cuidando de coisas do sistema e segurança além de 1 ser de reserva.

      Sendo assim:

      CPU 23.04 por núcleo possivelmente, então somando 8 temos 184.32 ( https://en.wikipedia.org/wiki/PlayStation_3_technical_specifications )
      GPU 228.8 ( https://en.wikipedia.org/wiki/RSX_%27Reality_Synthesizer%27 ) Uma surpresa a gpu do ps3 ser mais lenta… apesar disso os procs sinergéticos podem assumir alguns aspectos de processamento grafico o que pode explicar o PS3 fazer 3D mais complexo.
      total 413.12 gflops

      O que bate com o que eu tinha visto mesmo.

      Wii U:

      CPU: não se sabe….
      GPU: 352 gflops ( http://www.techpowerup.com/gpudb/1903/wii-u-gpu.html )

      talvez a cpu do wiiu alcance uns 200 ou 250 gflops mas é dificil dizer. Seja como for, a gpu do wiiu é visualmente melhor e os numeros batem nesse aspecto.

      Até que não estava tão longe da verdade. Só errei nos consoles da nintendo já que eles não liberam a spec do sistema…

      Edit3:

      tanto a cpu do PS4 quanto o Xone não tiveram sua potencia calculada ainda. A potencia que conhecemos é apenas da GPU. Como o PS3 pode usar os SCPs pra ajudar a gpu, não sei bem como fica a potencia real da gpu dele…

      baum, não muda o fato que a gpu do ps4 é bem fraquinha hehe

    • O Wii tem 10 Gflops até onde se sabe, o GC tem 6, PS2 tem 2 alguma coisa.

      Uma coisa importante que a CPU de um console é pouco usada, pois ela é para cálculos lógicos (como o PC), gráficos não são calculos lógicos. Todos os jogos de PS3 são mais feios que no 360, exceto os jogos exclusivos, e por que os exclusivos são mais bonitos no PS3? Por que a engine da Naughty Dog é feita em Assembly, se trabalhassem com assembly no 360, a coisa seria bem diferente.

    • id

      bem verdade. Fora que programar pro x360 é mais fácil porque DirectX hehe. Ninguém entende direito aquelas merdas de SCP do ps3 até hoje…

      O PS2 tinha 6 gflops no total. Ele não tinha GPU mas tinha o EE que fazia esse papel. O GC é mais forte que o ps2. Me lembro de ter lido uma entrevista com a capcom dizendo que tiveram que diminuir bastante a contagem de poligonos do RE4 pra que ele rodasse no PS2. Agora o quanto ele é mais forte eu não sei. Se fosse chutar seria lá por 8gflop.

      Eu acho estranho o Wii ter somente 10 porque a diferença gráfica entre eles é bastante grande (aka xenoblade, the last story… etc).

    • Nem é tão gritante assim, é apenas questão de saber otimizar, se pegar o Xenoblade e colocar no Dolphin com render de alta qualidade (original é 360p) vai ver uma caralhada de problemas e falhas, é que a resolução ultra baixa mascara muita coisa.

    • id

      olha, eu joguei xenoblade inteiro no Dolphin em 1080p. Todas as falhas que via naquele jogo era porque eu estava rodando numa definição alta demais. Por exemplo as texturas de baixa qualidade (que mesmo assim eram meio altas pra definição nativa). Mas me impressiona o quanto eles conseguem mascarar os problemas mesmo assim. Em alguns casos a quantidade de detalhe na tela era tamanha que eu acabava me confundindo. O único problema de verdade que vi naquele jogo foi que a grama é desenhada meio perto demais. Mas acho que é pouco se comparado a beleza do jogo no todo.

    • Sim a grama é basicamente na sua cara shaUShUAHSUHASuha

      Mas é só colocar 360p de render que parece que é absurdamente longe hsaUSHUHASuHASUh

    • id

      pior kkkkk