web analytics
mar 122015
 

Dessa vez sem regravações estamos de volta para mais este episódio! Dessa vez falaremos principalmente sobre a GDC e novidades que foram apresentadas por lá. Mas antes de começar, deixo aqui a imagem da Trip (Enslaved) que o Rafa comentou 🙂

Caso alguém esteja se perguntando, essa imagem é ingame do PC hehe (pq ruivas de verdade tem sardas :p)

Errata (Hall da Vergonha)

– Esquecemos da parte de lançamentos no episódio passado (via Ruhan Gohan)

 

Lançamentos do mês

Helldivers – PS3, PS4, PSV

OlliOlli 2: Welcome to Olliwood – PS4, PSV

Resident Evil: Revelations 2 – PS3, PS4, Xone, X360, Win

Screamride – X360, Xone

Shiftlings – PS4, Xone, Win

White Night – PS4, Xone, Win

Mario Vs Donkey Kong: Tipping Stars – 3DS, WiiU

Zombie Army Trilogy – PS4, Xone, Win

Shelter 2 – Win, Mac

Assassin’s Creed Rogue – Win

Atelier Shallie: Alchemists of the Dusk Sea – PS3

Cities: Skyline – Win

DmC: Definitive Edition – PS4, Xone

Dreamfall Chapters Book 2 – Rebels – Win

Hotline Miami 2: Wrong Number – PS4, PSV, Win, Mac, Lin

Resident Evil: Revelations 2 – Episode 3 – PS3, PS4, Xone, X360, Win

Code Name: STEAM – 3DS

Battlefield Hardline – Win, PS3, PS4, X360, Xone

Blade Kitten Episode 2 – Win

Final Fantasy Type-0 HD – PS4, Xone

Oceanhorn: Monster of Uncharted Seas – Win

Resident Evil: Revelations 2 – Episode 4 – PS3, PS4, Xone, X360, Win

Mario Party 10 – WiiU

Borderlands: The Handsome Collection – PS4, Xone

Bloodborne – PS4

Pillars of Eternity – Win, Mac, Lin

Neverwinter – Xone

Toukiden: Kiwami – PSV, PS4

Life is Strange: Episode 2 – Out of Time – Win, PS3, PS4, X360, Xone

 

Notícias

GDC

Project Morpheus: tela oled de 120Hz…

Valve anuncia Source 2, nova versão de famosa engine usada em half life 2. E ela será de graça para desenvolvedores de conteudo

Valve anuncia Steam Link, um treco que faz a mesma coisa que o Vita TV

Nvidia revela novo Shield. Agora ele é um topbox

Steam Controller!!!!

Xone e Windows 10 terão Cross-buy e Cross-Play

Controle do Xone vai receber adaptador sem fio para pc, ainda esse ano

E temos mais detalhes sobre o Re Vive

Nvidia abriu codigo fonte de sua implementação do Physx para CPU

 

Variedades

Tem uma marca de refrigerantes aí fazendo propaganda com personagens de DBZ dançando:

 

Uma das piadas mais inteligentes num anime apareceu em Shirobako

Proxima atualização do PS4 introduzirá remapeamento de botões

 

Jogos

Final fantasy X/X-2 remaster oficialmente anunciado para PS4

versão para consoles de Gone Home foi cancelada

Wolfstein the old blood anunciado

Danganronpa 3 em desenvolvimento, mas ainda está bem no comecinho

Rock Band 4 anunciado

 

Estamos Jogando

Rafa (e puxando o gancho, Otávio): Enslaved Odyssey to the West

 

Dicas

Rafa: Enslaved Odyssey to the West

 

Trilha Sonora: Enslaved Odyssey to the West

 

Como sempre você pode entrar em contato conosco deixando comentários nos tópicos do site, deixando mensagens no facebook, enviando um e-mail ou então nos enviando uma pergunta anonima ou não no Ask.fm e agora no nosso Twitter!

Também temos o grupo do facebook Salão do Memory Card Ruim e também o grupo do Meu Jogo Não Salva no Steam! Além da nossa Curadoria!

E agora estamos de volta com nosso Canal no Youtube!

Você poderá nos perguntar desde sobre jogos, politica, moda, amor, sexualidade e chacotas em geral. Lembrando que perguntadores do ask não poderão ser identificados caso não se identifiquem. Também não divulgaremos quem nos pedir anonimato via e-mail.

E finalmente, não se esqueçam de nos avaliar no iTunes, deixando seu feedback sobre o nosso humilde podcast.

Reproduzir
  • Gradash

    Sobre o output funciona da seguinte forma:

    1 quadro com imagem e outro Preto, o cinema usa isto até hoje, mas agora com o fim dos 24 quadros será resolvido.

    Vale lembrar que TVs interpoladas de 144Htz fazem isto, e isto não é bom, gera ghost e motion sickness, eu acredito que o Morpheus será um fracasso completo, simplesmente por causa que o PS4 não tem poder para rodar jogos AAA nele, então a linha de jogos será limitado. Será esquecido como o Kinect foi.

    O próprio Vive não tem muitas chances, você precisa de um PC que possa rodar duas telas a 1080*1200 pixels a 75 de FPS, quem tem máquina para isto?

    • id

      (escrevi pracarai… foi mal hehe)

      não sabia que havia inserção de quadros pretos entre os iluminados. Eu achava que o fato de vc ver a tela piscando no cinema era pq a lampada estava apagada até chegar no próximo quadro do rolo. Se não me engano projetores modernos não possuem esse problema da luz ficar piscando já que elas são meramente uma retro iluminação para um lcd.

      Quanto as TVs que tem taxa de refrescagem maior que a do sinal de entrada, sempre me pareceu que elas simplesmente copiavam o quadro mais recente enquanto esperam uma atualização, mas é menos problemático simplesmente fazer a TV rodar mais devagar já que a tela de LCD não “apaga” como era no caso de telas CRT enquanto esperam novas atualizações, ela simplesmente mantem seu “estado”. No caso dessas que interpolam quadros extras existe atraso porque a TV precisa esperar o quadro mais recente antes de calcular o que poderia existir entre ele e seu anterior para só depois exibir. Na sony aqui no meu pai o atraso chega a ser de 200ms (a resposta deve estar em uns 20 no modo rápido já que meu monitor LG de 14ms reage mais rápido que o modo rápido daquilo). Se a sony for usar isso no morpheus, vai dar merda mesmo.

      Sobre o PS4 não ter poder para rodar jogos AAA nele, bobera pensar assim. Ele tem assim como o PS3 teve e o PS2 antes dele. O que realmente vai acontecer é que eles vão precisar gastar mais tempo otimizando o jogo e isso acabou de ficar mais fácil agora que consoles são meros PCs de baixa potência, ou seja, arquitetura largamente conhecida (mesmo que otimizar coisas para PCs de verdade não seja frequente já que é mais fácil deixar as pessoas comprarem hardware melhor). Um amigo meu dizia que o futuro dos gráficos super lindos é basicamente ter espaço pra exibir texturas super realistas (ele dizia isso lá no começo do PS3). Basicamente, não é necessário tantos polígonos (que é o que mata o poder de processamento junto com os shaders) pra enganar nosso cérebro, basta texturas realistas com uma boa iluminação em cima (de uma olhada no MGS5 Ground Zeroes, ele faz exatamente isso. Em paralelo, no PS4 ele roda em 60fps usando seus 1,8 tFLOPs de potencia enquanto que rodar esse mesmo jogo no PC necessita de 4 só pro 3D. A explicação é basicamente o aumento de detalhamento e uso de técnica melhores de iluminação e AA além de fazer as coisas serem desenhadas mais longe). Aquela engine do Witcher 3 (que foi usada no ultimo Killzone no ps4) faz uns truques bons pra poupar processamento de GPU. Ela basicamente desliga tudo o que não está na tela (isso foi demonstrado numa apresentação usando the witcher 3 de exemplo, foi incrível). Mesmo na geração passada sempre tem jeito de fazer o jogo ser mais bonito do que poderia ser possível usando força bruta: Resonance of Fate (um joguinho que comentarei futuramente) usa um esquema de luz dinâmica usando texturas. Objetos não maleáveis projetam textura como sombra enquanto personagens e outras coisas que mudam de forma usam sombras dinâmicas reais. Isso economiza um horror de processamento de vídeo já que tem pouca coisa maleável e muito prédio mantendo o mesmo resultado.

      Temos presenciado uma migração continua para o PC graças ao Steam, os jogos continuarão sendo mais bonitos no PC, mas o limite vai continuar nos consoles (porque eles são os reais limitadores porque são as plataformas mais relevantes por serem mais vendidas para o propósito jogo do que PC) mesmo porque a grande maioria não tem PCs mesmo hoje capazes de bater um PS4. Daqui uns 3 anos talvez mas ainda tem muita gente usando vídeo low end (como geforce 450, 550, 650. A coisa fica bem melhor na 750, mas ainda é low end)

      Ainda sobre potencia de consoles, a Nintendo nos ensina muito nessas horas: pra um jogo ser bonito, precisa mais que potência. Vc viu aquele gameplay do novo Zelda no WiiU?????? Vc viu os gameplay de Xenoblade??????????? (ow god… fucking pure hype! hehe) Sinceramente, AC Unity não precisava de tanta gente assim na tela, corta uma galera lá que o jogo flui.

      agora sobre o Re Vive, talvez. Como falamos no cast, o espaço total é 2400×1080 (telas FullHD são 1920×1080). Eu estava jogando Trine Enhanced em 4K (3840×2160) a 60fps numa 970 e ele é bastante impressionante visualmente. Então até temos potencia pra rodar coisas naquela resolução porém ainda não é uma configuração comum. Produtoras que farão jogos pra isso terão que controlar a mão (assim como nos consoles). Agora sobre rodar a parada em 90Hz (e não 75 hehe) já vai precisar de uma quantidade significante de potencia extra. Eu rodo Trine em 4k em 60 mas não garanto que consiga rodar na mesma config em 90fps. Mas isso hoje, em 3 anos devemos ter placas de vídeo com 8 Tflop por aí e as geforce x50 da vida devem ter uns 3 ou 4.

      Pra falar a verdade eu concordo com você quando diz que isso pode ficar para trás. O maior potencial no PC está no SteamOS em sí. A Valve está fazendo um milagre! Jogos AAA sendo lançados no Linux! Com a chegada do Vulkan (é esquecemos de falar dele) Linux poderá ser tão relevante quanto windows pra rodar jogos.

      O futuro promete e eu mal posso esperar pra ver. (menos essa parada de transmitir jogos pela internet, isso pode ser enterrado já que não fará falta)

    • Gradash

      Você não cria hardware onde não tem, não compare o PS4 ao PS3 ou 2, eles usavam processadores PowerPC, o PS4 usa X86.

      Sobre os quadros pretos, eles são usados pois são mais “leves” e geram um contraste melhor só que “fake”, dão só a impressão que tem mais contraste real.

    • id

      Como assim criar hardware onde não tem? E por que não posso comparar o PS4 com o 3 ou o 2 por eles terem arquitetura diferente? (O PS2 é MIPS de 128bits btw)

      Eu tava dando uma vasculhada na internet pra ver alguma teoria dos quadros pretos mas não to encontrando. Fiquei interessado em saber mais detalhes, poderia me linkar algo?

    • Gradash

      É difícil de achar mesmo, a forma mais fácil de achar é procurar sobre o interpolado, vi uma entrevista do Blue Hand explicando sobre isto mas não lembro onde 🙁

    • id

      OMG!!! botei blue hand no google e tá saindo umas parada de alien haha!

      mas voltando, eu acho estranho incluir quadros inteiramente pretos no meio da interpolação pelo próprio conceito matemático. Interpolação é basicamente ir de ponto A para ponto B ambos conhecidos fabricando um caminho provável. É possível adicionar ponto extras pra melhorar a precisão, mas ela nunca será perfeita e tb se comporta mal se colocar coisa muito diferente como telas pretas. Vc sempre pode fazer a TV exibir isso por fora do padrão interpolado mas mesmo assim é estranho, o olho humano deveria conseguir enxergar a tela da tv piscando.

    • Gradash

      E conseguimos, porém o resultado é “menos pior” que imagem repetida, a imagem repetida gera um ghosting muito ruim.

    • id

      na verdade não. A imagem repetida é apenas uma imagem idêntica a sua anterior. É a resposta padrão de qualquer TV ou monitor pra quando exibe coisas abaixo da sua taxa de refrescagem. O exemplo comum é ver filme no computador: O filme está em 24 fps (ou 23,976fps especificamente) mas seu monitor está andando em 60 fps (ou 59,94) de forma fixa. No caso do filme sua placa de vídeo pega a ultima imagem exibida e a repete até que uma nova apareça no tempo correto. As vezes ocorre um “erro” no tempo e seu video causa um efeito chamado stutter ou solavanco. Mas esse ultimo é mais comum quando seu vídeo resolve derrubar um quadro atrasado e não exibi-lo no jogo e simplesmente repete o anterior dando um “pulinho”. Repetição de quadro não gera fantasma na tela por sempre ser exatamente o ultimo quadro. Se vc está tendo esse problema possivelmente a causa é outra.

    • O ghosting aparece na repetição de quadros quando é usada técnica de entrelaçamento de quadros. Caso o contrário, a repetição não muda nada na imagem, literalmente não muda nada até chegar o próximo quadro. Mas o ghosting que resulta do entrelaçamento é realmente horrível.

    • id

      quase isso tb hehehe, se for no caso de entrelaçamento, fantasmas aparecem se a TV não souber lidar com a imagem entrelaçada ou estiver fazendo algum tratamento que não seja o de exibir o entrelaçamento de forma adequada. Nesse caso vc vê mesmo duas imagens, mas isso não tem nada a ver com interpolação :p