web analytics
jan 302014
 

Para quem joga, ou pelo menos tenta jogar, Assassin’s Creed IV: Black Flag no PC e sofre com o péssimo desempenho, saiba que existe um motivo para isso.

O produtor Sylvain Trottier, da Ubisoft, declarou que a publisher não se importa em otimizar o jogo para a plataforma, pois o ponto não é ter bom desempenho. Em suas palavras, se o jogador não estiver tendo um bom desempenho no PC, ele deve comprar uma GPU melhor.

O fato é que mesmo com placas de vídeo High-End o jogo não consegue manter estável a taxa de quadros por segundo. Em uma rápida busca pela internet é possível perceber que isso é uma reclamação comum. Entretanto, a taxa de quadros costuma cair muito, sem usar todo o potencial disponível em seu hardware. Isto indica que o problema realmente é devido ao jogo não ter sido otimizado para a plataforma, tendo em vista que geralmente os usuários informam que o sistema está trabalhando com folga no desempenho.

Na tentativa de se retratar, Trottier disse que havia sido mal interpretado, alegando que a Ubisoft está interessada na otimização de AC IV. Tanto que eles implementaram para a plataforma: otimização para controle via teclado e mouse, suporte à três monitores, suporte a resolução 4K e tecnologias como oclusão HBAO+, TXAA e aceleração de Physx por GPU. Contudo, nada disso significa que o jogo terá seu desempenho melhorado. Muito pelo contrário. Colocar tecnologias que consomem mais hardware, dentro de um jogo que já possui deficiências em seu funcionamento, irá debilitar ainda mais o seu desempenho.

Após passar um bom tempo testando todo tipo de configuração in-game, pude encontrar um simples ajuste que pode, pelo menos, manter estável a taxa de quadros durante o jogo, o que torna a jogabilidade fluída. Desligando o V-Sync do jogo e forçando através da placa de vídeo o uso do V-Sync com metade de taxa (30fps), sessam os problemas de variação tão incômodos na taxa de quadros por segundo.
No vídeo a seguir, eu explico melhor toda a situação que eu me deparei ao começar a jogar AC IV.

A princípio, havia feito esse vídeo para o Otávio Módolo, mas acabou virando uma longa pesquisa sobre o assunto e um post.

No momento, oque mais podemos fazer, é aguardar que saiam novos drivers da Nvidia e AMD, que proporcionem uma melhor experiência no jogo. Porque no que depender da Ubisoft, isso não deve ocorrer tão cedo.

Fontes: VideoGamer, IncGamers e UbiBlog